ATM - Articulação Temporomandibular
Filipa Proença
Membro de Study Group formado pelos profissionais da área da dentária: oclusão, implantologia, ortodoncia, oftamologia, otorrino, ortoprotesia. O grupo dedica-se ao estudo das disfunções da ATM em abordagem multidisciplinar.
Várias formações na área da ATM e discípula do Prof. Mariano Rocabado.
Faça o agendamento de uma avaliação com a fisioterapeuta para o elucidar e ajudar no processo terapêutico.
É fácil, rápido e seguro.
O que são Disfunções temporomandibulares?
Disfunções temporomandibulares (DTM) são um resultado de problemas no maxilar, articulações maxilares e músculos da mastigação. Outro nome comum para esse problema são disfunções da ATM.
Articulação temporomandibular é aquela que liga o maxilar inferior (mandíbula) ao osso temporal do crânio, localizado à frente das orelhas em cada lado da cabeça. Essa articulação é flexível, permitindo que você mastigue, fale e morda alimentos. Os músculos dessa articulação e aqueles em torno dela são responsáveis por controlar a posição e movimentos da mandíbula.
As disfunções temporomandibulares são um grupo de condições que podem causar dor, dificuldade de abrir ou fechar a boca, ruídos articulares (do tipo clik) dor nos ouvidos, zumbidos que podem ser decorrentes de problemas musculares, articulares ou como consequência de doenças sistêmicas.
A causa de distúrbios da articulação temporomandibular é desconhecida em muitos casos no entanto Traumatismo da mandíbula, perda de peças dentárias, má oclusão, alterações morfológicas das superfícies articulares, paralisias faciais pode desempenhar um papel no desenvolvimento de distúrbios da ATM. Além disso, existem outras condições de saúde que podem contribuir para o desenvolvimento destas patologias.
Estes incluem:
Artrite na articulação temporomandibular
Danos na articulação causados por impacto ou idade
Ranger os dentes (bruxismo), apertadores bucais
Problemas estruturais presentes no nascimento (Torcicolo congénito)
Stress e tensão muscular
Sintomas de Disfunções temporomandibulares
Pessoas com disfunções temporomandibulares podem sentir uma forte dor e desconforto, que pode ser temporária ou cronica. A dor e sensibilidade ocorrem mais comumente nesses lugares:
-
Face
-
Área correspondente à articulação temporomandibular
-
Pescoço
-
Ombros
-
Ao redor da orelha durante a mastigação, ao falar ou abrir a boca.Enxaquecas de repetição
-
Dor ocular
Os sintomas comuns de disfunções temporomandibulares são:
-
Capacidade limitada para abrir a boca
-
Maxilar “preso” na posição de boca fechada ou aberta
-
Estalido articular ao abrir ou fechar a boca ou mastigar. Pode ou não ser acompanhados de dor
-
Sensação de cansaço no rosto
-
Dificuldade para mastigar ou ter uma mordida repentina desconfortável - como se os dentes superiores e inferiores não estivessem encaixando corretamente
-
Inchaço do lado da face
-
Zumbidos.
Esses sintomas podem ocorrer em um ou ambos os lados da face.
A reabilitação adequada e com profissionais dedicados a esta área especifica (Fisioterapeuta, Medico dentista, Ortodontista, Medico Maxilo Facial, Medico Otorrino, Medico Especialista na Dor) podem contribuir para uma melhor qualidade de vida. Os pacientes devem ser avaliados pelos profissionais de forma multidisciplinar e planeada a estratégia de atuação.