ONDAS DE CHOQUE - Shock Waves

Ondas de choque: O que são?

A terapia por ondas de choque é um dispositivo multidisciplinar usado em ortopedia, fisioterapia, medicina desportiva, urologia e medicina estética. Os seus principais activos são o rápido alívio da dor e a restauração da mobilidade. Além de ser uma terapia não cirúrgica sem necessidade de analgésicos, é uma terapia ideal para acelerar a recuperação e curar várias indicações que causam dor aguda ou crónica. 

Mecanismo de acção 

A Onda de Choque é uma onda acústica que transporta alta energia para pontos dolorosos e tecidos mioesqueléticos com condições subagudas, subcrônicas e crônicas. A energia promove regeneração e processos reparativos dos ossos, tendões e outros tecidos moles. 

As ondas de choque são caracterizadas pela mudança de salto na pressão, alta amplitude e não periodicidade. 

A energia cinética do projéctil, criada pelo ar comprimido, é transferida para o transmissor no final do aplicador e depois para o tecido. 

Efeitos médicos 

Ondas acústicas com pico de alta energia usadas na terapia por ondas de choque interagem com o tecido causando efeitos médicos gerais de reparo acelerado de tecidos e crescimento celular, analgesia e restauração da mobilidade. Todos os processos mencionados nesta secção são tipicamente empregados simultaneamente e são usados ​​para tratar condições crónicas, subagudas e agudas (somente usuários avançados). 

Estimulação da Produção de Colágeno

A produção de uma quantidade suficiente de colágeno é uma pré-condição necessária para os processos de reparo das estruturas mioesqueléticas e ligamentares danificadas. A terapia por ondas de choque acelera a síntese de pró-colágeno. A terapia, força as fibras de colágeno recém-criadas em uma estrutura longitudinal que torna as fibras de tendão recém-formadas mais densas e rígidas e cria uma estrutura mais firme.

 

 

 

O acumulação de cálcio é, na maioria das vezes, resultado de micro-roturas ou outros traumas em um tendão. Ondas acústicas quebram as calcificações existentes. A terapia por ondas de choque inicia a descalcificação bioquímica do acumulação de cálcio de uma consistência semelhante a pasta de dente e trata o tendão. As partículas granulares de cálcio são então removidas pelo sistema linfático.

Lançamento de Trigger Points

 

Pontos de gatilho são a principal causa de dor nas costas, pescoço, ombro e membros. Eles estão associados a nódulos palpáveis ​​em bandas tensas de fibras musculares e têm sarcômeros extremamente contraídos. Os sarcômeros disfuncionais se contraem com tanta força que começam a cortar seu próprio suprimento de sangue. Isso faz com que os resíduos se acumulem. O acumulação de produtos residuais irrita as terminações nervosas sensoriais, que causam ainda mais contracção. Este ciclo vicioso é referido como "crise metabólica". O mecanismo de acção assumido é que a energia acústica liberada desbloqueia a bomba de cálcio e, assim, reverte a crise metabólica nos miofilamentos e liberta os pontos-gatilho.

Indicações 

 

Ombro Doloroso

Capsulite adesiva do ombro (ombro congelado)

Calcificações tendinosas, bursites, fibroses 

Tendinites / tendinoses

Esporão do calcanho

Fasceites.plantares

entre outros

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.

©  2017 Fisidinâmica

Rua Virgilio Correia, 15A 1600-219 Lisboa

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon